Para se submeter a uma endoscopia digestiva alta ou a uma colonoscopia deverá responder a algumas perguntas que nos vão permitir avaliar o seu estado de saúde. Pode imprimir o questionário correspondente clicando AQUI. Não se executa nenhum procedimento se esse questionários não estiver preenchido.
No referido questionário fazem-se alguma perguntas sobre doenças que pode ter tido e também sobre medicamentos que consome. A enumeração desses medicamentos bem como a verificação de que não ingere nenhum medicamento da lista incluída é fundamental. Se usa algum dos medicamentos da lista citada a sua suspensão deve ser considerada após conversa com o seu médico assistente. Se achar necessário estou à disposição para discutir esta questão através do 91 984 30 99 de preferência depois das 21.30.
Outra medicação que faça habitualmente deve ser mantida até ao dia do procedimento, salvo indicações expressas contrárias do seu médico assistente. Se é diabético tomando insulina deve expressamente consultar o seu médico assistente para os necessários ajustamentos. Se é diabético mas não toma insulina suspenda os medicamentos apenas no dia do exame. Mais uma vez se insiste que estou à disposição para discutir esta questão através do número citado.
Torna-se igualmente necessário fazer-se acompanhar de algumas análises que não devem ter mais que 6 meses de recuo (hemograma com plaquetas, tempo de protrombina, glicémia, e creatinina sérica). Estas análises são importantes para a eventualidade de se antecipar a possibilidade de remover de algum pólipo ou se o exame for efectuado com anestesia.
Na eventualidade de se pretender um exame com anestesia torna-se indispensável realizar um Electrocardiograma e eventualmente um Raios x do Torax. Estes exames são dispensáveis se tiver menos de 50 anos e não sofrer de doenças crónicas de incidência cardiorrespiratória. Lembra-se que a ausência de um ECG pode obrigar a cancelar a realização do exame.