1.
A hérnia de Bochdalek corresponde a um defeito diafragmático congénito que envolve a parte postero-lateral deste musculo umas vezes do lado direito, outras vezes do lado esquerdo. Associa-se com frequência a hipertensão pulmonar consequência da hipoplasia do pulmão envolvido. As complicações respiratórias manifestam-se no período perinatal.
2.
Existem, contudo, alguns indivíduos nos quais esta anomalia se mantém assintomática durante muitos anos para eclodir apenas durante a vida adulta. Conhecem-se doentes que albergaram vísceras abdominais herniadas à cavidade toráxica os quais se mantiveram assintomáticos durante anos. Doentes de mais de 80 anos com colon encarcerado através de orifício no diafragma direito foram já publicados.
3.
O artigo que se apresenta descreve um caso em que se testemunhou a herniação do colon transverso através de um defeito diafragmático após tentativa mal sucedida de realizar uma colonoscopia num doente com 66 anos. O doente que tinha sido previamente submetido a uma cirurgia esofágica após diagnóstico de uma neoplasia de natureza não discriminada.
4.
A colonoscopia tem complicações que desafiam a imaginação, mas os executantes que desenvolvem a sua actividade neste domínio devem estar prevenidos sobre as maiores improbabilidades para que possam aconselhar a intervenção precoce mais ajustada.
Liu, S.; Dai, M. et al
Diaphragmatic hérnia as a rare complication of colonoscopy. Case report and literature review. Ler aqui.
Medicine. 2018.97.e9660