Diagnósticos Alternativos em Suspeitas de Doença de Crohn – O Caso das Ténias

1. Certa infecções parasitárias podem apresentar-se com sintomas sugestivos de uma doença de Crohn. Descreve-se um jovem de 19 anos com uma diarreia crónica com 7 anos de evolução. Na sua família próxima havia casos de Crohn. Não havia relevância nos analíticos fundamentais para lá de uma discreta elevação da proteína C reactiva. A calprotectina era normal. O exame coprológico não conseguiu identificar parasitas. Uma colonoscopia com ileoscopia revelaram-se normais.

Uma TAC abdominal mostrou espessamento da parede do ileon terminal e defeitos de preenchimento do delgado sugestivos de Crohn. Uma videocápsula identificou uma Ténia saginata com as suas proglótides e os ramos uterinos infestando o delgado.

Recebeu uma dose única de praziquantel ( 10 mg.kg) com resolução completa das dores abdominais e da diarreia.

2. Os autores acreditam que o doente estaria infectado por uma Tenia saginata (a ténia originária dos bovinos) e não por Tenia solium (a infestante dos suínos) na medida em que o doente não consumia, por motivos religiosos carne de porco. Sabe-se que a distinção precisa destas formas é difícil em termos laboratoriais.

3. Os doentes infectados com T saginata podem ser assintomáticos ou podem ter sintomas não específicos (náuseas, dores abdominais, diarreia, perda de peso, anemia). Eventualmente podem desenvolver sintomas obstructivos de pequenos canais (colédoco, Wirsiung, apêndice).

O exame microscópico das fezes é o método usual para identificar estas helmintíases. Tem contudo baixa sensibilidade para detectar as proglótides da T.saginata ou os seus ovos. Existem testes para detectar os correspondentes antigenes nas fezes bem como para idenfiticar o RNA deste parasita. Acontece que estes testes não estão disponíveis na maioria dos laboratórios.

4. Os autores chamam a atenção para a necessidade de considerar este diagnóstico diferencial mesmo em países desenvolvidos.

Nussinson, E.; Sabag, S.; Shibli, F.
Detection of Taenia saginata infection mimicking Cronh´s disease using video capsule endoscopy
Clinical Case Rep.2018.6.741-4

Consultar artigo completo aqui.

Scroll to top