1. O sindroma do intestino irritável afecta uma parcela significativa da população. No essencial os doentes queixam-se de dores abdominais e de alteração dos hábitos intestinais. Esta alteração pode ser no sentido da diarreia ou no sentido da obstipação dominante. Em alguns casos os doentes alternam entre obstipação e diarreia. IBS com predomínio de diarreia afecta especialmente o sexo masculino; IBS com predomínio de obstipação o sexo feminino.
2. As bactérias anaeróbias são os principais produtores de metano. Este composto forma-se do hidrogénio e do CO2. O Methano-brevibacter smithii é o principal produtor de metano. Cresce com dificuldade em culturas. Podem representar 10% do microbioma havendo indivíduos que albergam quantidades maciças desta bactéria.
3. Acreditou-se que o metano seria um gás inocente. Sabe-se agora que aumenta a actividade contráctil do intestino e diminui a peristalse. O metano é o responsável pela obstipação no síndroma do intestino irritável. Estes doentes podem ser identificados após ingestão de Lactulose e análise da quantidade do gas que se observa no ar expirado.
4. O metano é a causa da obstipação mas influencia quantitativamente o seu grau. Parece ganhar lugar como biomarcador de IBS de predomínio obstipante.
6. Existem neste momento tentativas para produzir um composto (derivado da lovastatina) que seria capaz de acgtuar directamente sobre a metanogenese.
Waqar, S.; Rehan, A.
Methane and constipation-predominant irritable bowel syndrome: entwining pillars of emerging Neutrogastroenterology
Cureus.2019.11. e4764
Pimentel
Mehane production during lactiulose breath test is associated with gastrointestinal disease presentation
Dig.Dis.SCi.2003.48.86
Chatterjee
The deghree of breath nethane production in IBS correlates with the severity of symptoms
Am.J.Gastro.2007.102.837
Raccarina
The role of methane in intestinal disesaes
Am.J.Gastro.2010.105.1250
Lee
Association between symptoms of IBS and methane and hydrogen excretion on Lactulose breath test
J.Korean Med.Sci.2013.28.901