A Proteína 2

Jeun, M.; Lee, H. et al
A novel blood-based colorectal cancer diagnostic technology using electrical detection of colon cancer secreted protein-2
Adv Sci.2019.6.1802115

A progressão e a morte por carcinoma do colon poderiam ser reduzidas se houvesse métodos de rastreio apropriados para identificar lesões pre cancerosas ou tumores numa fase precoce. Com esse propósito usam-se a pesquisa de sangue oculto nas fezes, (teste de muito baixa sensibilidade na detecção de adenomas, as lesões percursoras dos tumores) e a colonoscopia (procedimento invasivo com algumas complicações). Um teste sanguíneo seria muito bem-vindo.

Existe uma molécula conhecida como proteína 2 segregada pelos tumores do colon que poderia preencher este objectivo. Esta proteína existe em todos os tumores colorectais e nos tecidos adenomatosos mas não nos tecidos normais do colon. Contudo, a proteína detecta-se, em circulação, apenas em cerca de 45% dos indivíduos que albergam um carcinoma colorectal e numa mesma percentagem de doentes que possuam um adenoma avançado do colon.

A discrepância entre a sua existência sistemáticas nos adenomas ou nos tumores do colon e uma positividade de cerca de 45% quando pesquisada no sangue sugere que possa ser degradada.

O seu potencial no rastreio das lesões potencialmente expansivas do colon e do recto está a ser ativamente investigada.

Consultar artigo completo aqui.

Scroll to top